Tudo o que você precisa saber sobre Ambiente psicologicamente seguro

Construir um ambiente no qual os colaboradores se sintam confortáveis e livres para emitir opiniões, dar feedback e agir vai além de uma estratégia para garantir a saúde mental e bem-estar do time. Isso pode ter efeitos na produtividade, eficiência e resultados da sua empresa como um todo. 

É por isso que a discussão sobre ambientes psicologicamente seguros vem ganhando cada vez mais destaque no meio corporativo. Entender o que é e como promover esse espaço na sua empresa pode ser o diferencial que você precisa para melhorar o engajamento e resultados do time. 

Continue a leitura e descubra mais sobre esse conceito!  

O que é um ambiente psicologicamente seguro? 

O termo “ambiente psicologicamente seguro” foi criado por Amy Edmondson, professora da Harvard Business School, uma das maiores referências no estudo de formação de times no mundo. Ele se refere à criação de um ambiente no qual todos os membros do time são capazes de se posicionar, emitir ideias e opiniões e dar feedbacks livremente, sem o medo de sofrer algum prejuízo ou retaliação. 

Isso quer dizer que, em um ambiente psicologicamente seguro, os colaboradores se sentem confortáveis para serem quem são e para se expressar, sem serem julgados pelos colegas e líderes. É sobre criar um ambiente que valoriza a saúde, confiança e cooperação, evitando o sentimento de medo. 

Qual o impacto disso nos resultados? 

Existem diversos benefícios associados à criação de um ambiente psicologicamente seguro na sua empresa. 

Em primeiro lugar, há melhorias na comunicação do time. Isso porque, quando todos se sentem confortáveis para falar, a comunicação se torna mais fluida e eficiente, tanto entre os membros do time quanto com os líderes.  As pessoas se sentem livres para fazer perguntas e dar feedbacks, uma vez que sabem que não serão prejudicadas. Dessa forma, se comunicam com mais clareza e mais diretamente. 

Porém, esse não é o único impacto de um ambiente psicologicamente seguro nos resultados. Esse tipo de ambiente também melhora a produtividade da equipe. Isso porque, quando você promove um ambiente psicologicamente seguro, as pessoas colaboram mais umas com as outras e se engajam nas atividades que estão realizando. Também ficam mais abertas para correr riscos e aprender. Afinal, sabem que podem se arriscar sem sofrer retaliações. 

Dessa forma, aprendem e trabalham juntas para a realização das atividades da melhor forma possível, se tornando mais produtivas e engajadas. 

Por fim, vale lembrar que em um ambiente psicologicamente seguro, a saúde é um valor inegociável. Isso significa que há menos tensão e pressão por parte dos líderes sobre os colaboradores e a saúde mental é avaliada e monitorada, de forma a criar um espaço propício para que ela se mantenha. 

Isso reduz os níveis de estresse no trabalho e o desenvolvimento de determinados problemas, como burnout e ansiedade. Dessa forma, além de contar com um time saudável, você também reduz os números de afastamentos e a rotatividade da empresa como um todo. 

Este é um tema recorrente em nossos treinamentos de liderança, afinal, gestores precisam trabalhar aspectos sócio emocionais no time para melhorar clima e engajamento. Clique aqui e conheça mais sobre nossos programas de treinamento para líderes e como levá-los para sua empresa.

Como criar esse tipo de ambiente na empresa? 

Agora que você já sabe o que é e a importância de investir em um ambiente psicologicamente seguro na empresa, entenda quais são as boas práticas para criar esse espaço. Confira as nossas dicas: 

Coloque segurança psicológica na cultura da empresa 

Criar um ambiente psicologicamente seguro exige que você faça grandes mudanças na empresa. Dessa forma, é necessário que esse conceito seja incorporado à cultura da organização. 

Portanto, coloque a saúde e a segurança psicológica como regra não negociável na sua empresa, como parte central da cultura. Explique o significado disso para todos os colaboradores e mostre como eles devem agir para promover esse valor no dia a dia.  

Trabalhe a postura de colaboradores e líderes

Para promover um ambiente psicologicamente seguro é necessário que todos se engajem nessa atividade. Isso significa que colaboradores e líderes precisam mudar a sua forma de agir, acolhendo os colegas e permitindo que eles se expressem sem restrições. 

Portanto, trabalhe a postura dos colaboradores e líderes do time. Ensine como demonstrar apoio e empatia, escutar com atenção e evitar julgamentos. Treine esses comportamentos de forma a engajar toda a equipe nessa transformação. 

Descubra o que precisa ser mudado

Cada empresa possui obstáculos específicos para a criação de um ambiente psicologicamente seguro. Dessa forma, é preciso que você entenda quais são os problemas da sua organização que precisam ser combatidos para que esse objetivo seja alcançado. 

Para isso, converse com os colaboradores e líderes e entenda quais são as dificuldades apontadas por eles. Pode ser que eles se sintam constrangidos porque já foram punidos em algum momento ou, talvez, exista insegurança porque não sabem se podem ou não emitir opiniões. Entenda o problema e crie planos de ação para combatê-lo. 

Incentive a comunicação e feedback 

A comunicação e o feedback constante são a base para um ambiente psicologicamente seguro. Portanto, entenda como está a comunicação na empresa hoje e o que pode ser mudado para que ela se torne mais fluida e eficiente. 

Incentive também uma cultura de feedback, incentivando os colaboradores e líderes a dar e receber feedbacks constantemente. Para isso, você pode, inclusive, ministrar um treinamento de feedback para a equipe, explicando as melhores técnicas a serem utilizadas e como reagir diante de um feedback negativo. 

Sabia que o estilo de liderança impacta no ambiente? Descubra agora qual é o seu: https://intentus.com.br/estilos-de-lideranca-como-o-seu-pode-ajudar-ou-atrapalhar-a-sua-equipe/  

Mostre que o erro é permitido 

Um ambiente psicologicamente seguro é aquele no qual o erro é permitido. Portanto, é preciso mostrar para os colaboradores e líderes que eles podem arriscar, errar e pedir ajuda. 

Para isso, vale solicitar aos líderes que compartilhem os seus erros com o time, contem o que deu errado e como solucionaram os problemas e obstáculos. Dessa forma, você incentiva os colaboradores a também compartilhar essas histórias e a buscar ativamente o conhecimento para melhorar e se desenvolver. 

Com essas dicas, você está pronto para começar a criar um ambiente psicologicamente seguro na sua empresa. Além de trazer benefícios para a saúde mental e bem-estar dos colaboradores, essa estratégia ainda potencializa a produtividade e engajamento do time, impactando diretamente os resultados da sua empresa. Portanto, comece agora mesmo a implementar essas boas práticas e aproveite todos os benefícios que isso pode trazer!


Leia mais...