Você sabe como motivar a equipe depois da crise? Se a equipe de trabalho (ou a empresa inteira!) está desmotivada, é possível resolver, retomando a motivação e o pique para os resultados?
Em tempos de crise interna na equipe, muitos se perguntam como voltar a ter resultados na empresa?
Se a sua equipe está desmotivada, descrente, há conflitos internos, uma verdadeira crise, não é hora de desistir. É perfeitamente possível contornar a situação e até mesmo fazer a equipe se tornar mais forte.
Sim, aqui você vai ter detalhes sobre como motivar a equipe de trabalho mesmo em situações adversas.
Quando um não quer, dois não brigam. Mas quando dois ou mais não querem, nem com briga resolve.
É comum vermos equipes ou até mesmo empresas com clima e resultados péssimos por um motivo: a equipe desistiu.
Quando a equipe desiste o primeiro sinal perceptível é a apatia. As pessoas perdem o interesse, a motivação, o entusiasmo. Não acreditam nos resultados, começam a ter atitudes reativas e pessimistas.
Um dos métodos para tentar evitar crise na equipe é fazer uma avaliação do clima organizacional dentro da sua empresa.
A avaliação adota e metodologias bem particulares para avaliar o grau de satisfação ou insatisfação da equipe, e mais do que isso, aponta as principais queixas e motivos que desanimam a equipe.
Com tal diagnóstico é possível o gestor ou o RH da empresa solucionar o problema, seja adotando políticas práticas ou diálogo.
Mas quando a situação já saiu de controle, como motivar a equipe de trabalho novamente?
O 7×1 contra Alemanha na Copa do Mundo é um ótimo exemplo de quando a equipe joga a toalha.
Você se lembra do Brasil na Copa de 2014, aquele tenebroso 7×1? Lembre do time, durante o jogo, depois do primeiro, do segundo, do terceiro gol.
Enxergávamos em alguns a vontade de ainda lutar, mas a maioria já havia jogado a toalha, desistido. Continuavam em campo, mas apenas faziam número.
Em muitas empresas esta situação é comum. Fofocas pelos corredores, trabalhos atrasados, aumento do absenteísmo e das horas extras, pedidos de demissão.
Vários são os sinais indicativos de que sua equipe desistiu do jogo.
Conheça os principais motivos críticos e de desmotivação na empresa
- Situação financeira crítica;
- Falta de comunicação e clareza entre a alta gestão e a operação;
- Lideranças fracas, sem aceitação da equipe ou impostas;
- Disputas internas entre gestores ou áreas, que impactam
- Sentimento de injustiça causado principalmente por políticas desiguais ou falta de ação da empresa nas situações de assédio, discriminação e diferenciação entre funcionários em momentos de avaliação ou aumento salarial.
- Benefícios melhores na concorrência, conhecidos entre os funcionários.
As consequências de uma equipe desmotivada
- Queda nos resultados e na qualidade;
- Falta de comprometimento – ausências injustificadas começam a acontecer e muitos se negam a trabalhar em horários extraordinários ou em atividades diferentes das habituais;
- Conflitos internos e falhas na comunicação e atendimento ao cliente;
- Queda no engajamento – as pessoas deixam de vestir a camisa, colaborar ou se enturmar. Em alguns casos, chega a haver baixa adesão em festas da empresa.
Clima organizacional ruim; - Aumento de custos causado pelo descaso com matérias, equipamentos e estruturas.
Não dá pra usar um curativo pra curar uma fratura exposta. A primeira ação da empresa deve ser identificar e sanar ou minimizar a situação que causou o descontentamento geral.
É difícil até mesmo para o melhor líder mudar a situação. Trata-se de um processo intenso, sendo necessário trabalhar as questões emocionais e comportamentais de todos os envolvidos, com muita transparência e objetividade.
E o que faz as pessoas voltarem ao ritmo de jogo?
Saiba como motivar a equipe de trabalho, novamente
Podemos recuperar a equipe através de Motivação e Incentivo. Você sabe qual a diferença entre elas?
Resumindo de forma bem simples: Motivação é interna, pessoal, enquanto incentivo está ligado a elementos externos.
O que é Incentivo
É tudo aquilo que a empresa pode fazer e oferecer para que as pessoas se sintam reconhecidas e valorizadas. Exemplos:
- Aumento salarial, bônus e prêmios;
- Melhoria de ambientes, mobiliários e equipamentos;
- Plano de cargos e salários;
- Benefícios;
- Oportunidades de crescimento profissional;
- Cursos e programas de desenvolvimento;
- E muito mais.
O que é Motivação
Motivação depende da interpretação de cada indivíduo não apenas quanto às mudanças realizadas mas também quanto às suas próprias expectativas de vida e carreira e interpretação dos fatos.
Por isso, não adianta implantar um único incentivo e esperar que toda a equipe reaja da mesma forma.
O que é positivo para um, pode ser negativo para outro, como por exemplo: oferecer como incentivo um curso no final de semana será ótimo para o funcionário que busca este desenvolvimento, e ao mesmo tempo, péssimo para outro que está com algum problema pessoal ou com filhos pequenos, que necessitam da sua presença no final de semana.
Em geral, as pessoas buscam um trabalho que também supra suas necessidades pessoais. Não existe mais aquela história de “separar profissional e pessoal”.
A carreira é uma parte de quem somos.
E a garantia de profissionais motivados e engajados acontece quando existe no trabalho a possibilidade de crescimento profissional, no ritmo adequado, que propicie a realização dos sonhos e anseios pessoais, mantendo a qualidade de vida.
As pessoas precisam se sentir desafiadas a crescer, recompensadas pelo esforço e reconhecidas por seu avanço e participação.
Existem mil formas de realizar isso, mas, em todas, só se faz bem feito olhando para cada um como indivíduo, de forma empática e humanizada.
E esse é o papel do líder. Aliás, você sabe a diferença entre ser chefe, líder e gestor? Recomendo a leitura deste artigo para ter melhor sucesso na liderança da equipe da sua instituição.
Para as empresas, nada de fórmulas mágicas: Resolver os problemas internos, ter clareza em suas relações e objetivos claros minimiza muitos problemas.
E assim esperamos ajudar a resolver o problema de muitos gestores no Brasil: voltar a ter resultados na empresa com o fortalecimento da equipe.
Clique aqui e conheça nosso programa para desenvolvimento de competências: Liderança Essencial