Escrevi este artigo porque a maioria inquestionável dos meus clientes de Coaching (em busca de recolocação ou aumento de resultados profissionais) e Mentoria (criação e expansão de seus negócios), sempre chegam até mim com seus perfis incompletos e desacreditados com o poder que existe no LinkedIn.
Assim que dedicam atenção na correta utilização do LinkedIn conquistam rapidamente excelentes resultados e interações!

No decorrer desta leitura você saberá, de maneira prática, exatamente onde e como deve investir seu tempo no LinkedIn.
Sou usuária do LinkedIn desde 2011, mas somente no final de 2015 comecei a realmente utilizar a rede social de forma efetiva, e com três objetivos bem claros:
- Produzir e distribuir conteúdos que ajudem as pessoas a pensarem e planejarem a carreira;
- Consolidar minha marca pessoal, como especialista tem minha área de atuação;
- Estabelecer novos contatos, parcerias e fomentar negócios.
Com um trabalho consistente e planejado, o LinkedIn passou a ser a minha principal rede social e hoje consigo mensurar ganhos em todos os objetivos ao qual me propus.
Em 2017 o LinkedIn alcançou a marca de 500 milhões de usuários, sendo que destes mais de 29 milhões estão no Brasil. Somos o terceiro maior mercado da rede social profissional, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Índia. E você, sabe como se destacar no LinkedIn?
São muitas as possibilidades e oportunidades disponíveis no LinkedIn e para potencializar sua atuação na rede e colher bons resultados é necessário atuar em 3 pilares:
- Possuir um Perfil Campeão, otimizado e completo, com informações organizadas e bem expostas.
- Interagir e construir relacionamentos: apoiar e ampliar a sua rede, contribuir com os demais profissionais e participar de grupos.
- Produzir conteúdos, compartilhar conhecimentos e ideias.
Abordarei neste artigo como ter bons resultados nestes três pilares.
Ao longo destes anos o LinkedIn passou por várias e consistentes transformações, incorporando ambientes de aprendizagem, editorial de artigos e possibilitando o compartilhamento de vídeos, entre outras mudanças.
Assim, a plataforma que já foi vista por muitos como local para busca e oferta de empregos passou a se tornar uma imensa oportunidade de apresentação de soluções, conteúdo, networking e exposição de marca profissional e empresarial.
Você pode continuar acreditando que o LinkedIn serve apenas para procurar emprego ou…
… pode usá-lo como uma excelente ferramenta de colaboração, networking ativo, aprendizado, fortalecimento de sua imagem e presença profissional e também para conquistar um novo emprego ou novos negócios.
O que você deve ter em mente, antes de escrever seu perfil ou começar a postar e interagir, se deseja se posicionar estrategicamente:
- Qual o seu objetivo na rede?
- Qual o seu público-alvo (com quem você irá se comunicar)?
- Sobre qual tema quer ser reconhecido?
- Como quer ser visto?
Depois de refletir, é hora de ir pra ação!
Para quem está começando ou quer melhorar o perfil, separei algumas dicas fundamentais para o sucesso na rede:
- Mantenha seu perfil atualizado
Ter um perfil e nunca atualizá-lo, ou inserir dados incompletos não significa que você está presente de fato no LinkedIn.
É essencial que o seu perfil esteja atualizado e que cada nova informação seja inserida.
Participou de um curso, escreveu um artigo, tirou um novo certificado, realizou algo a mais no seu trabalho?
Acesse sua conta e insira a informação.
Ao contrário do currículo, cada vez mais enxuto e direto, no LinkedIn é possível inserir todas informações, como trabalhos e resultados em projetos, trabalhos voluntariados, causas que apoia, recomendações, etc.
É fundamental também manter os dados de contato atualizados!
Sobre o título do perfil, existem duas opções principais:
A mais tradicional, com o cargo ou área em que você atua (Engenheiro, Gerente, Analista, etc). Se você busca recolocação, mencione 2 ou 3 objetivos no título e na sequência, insira “Em busca de recolocação”. Assim, você terá como cargo, por exemplo:
“Engenheiro Mecânico | Gerente de Projetos | Em busca de recolocação”
A mais ampla, usada por muitos profissionais da área de negócios ou com papéis multidisciplinares, onde utilizam-se de uma frase citando sua expertise ou serviço. Por exemplo, a minha. Ao invés de falar meu cargo (coach, treinadora, empreendedora, consultora de negócios, mentora), eu digo que “Ajudo as pessoas a serem mais felizes no trabalho” , que fala sobre a transformação que eu trago para as pessoas, dentro dos meus processos.
- A foto do perfil
A foto do perfil no LinkedIn deve ser coerente com a sua função e área de atuação.
Se sua profissão permite informalidade pode inserir uma foto mais descontraída, do contrário, opte pelo tradicional.
Na dúvida: qual foto sua você usaria em uma apresentação no trabalho?
Poste algo similar. O LinkedIn foi desenvolvido para que você compartilhe informações e conteúdos profissionais, logo a sua foto deve ter o mesmo objetivo.
E atenção: Perfil sem foto tem muito mais chance de ser recusado em solicitações de contato e por recrutadores.
Não esqueça também da foto de capa: você pode elaborar uma imagem, usando um editor de fotos, ou pode escolher uma imagem que represente bem a sua área de atuação.
- Faça um bom resumo
No resumo você tem uma excelente oportunidade para se apresentar, usando até 2 mil caracteres. Como o LinkedIn funciona por algoritmos, quanto mais palavras-chave você utilizar no texto, mais chance de ser encontrado nas buscas.
Um bom resumo é escrito em primeira pessoa (eu sou, eu fiz!) e contêm 3 etapas:
- O seu interesse e objetivo – para onde quer ir;
- Suas realizações, diferenciais e o que já fez até aqui;
- A base: os conhecimentos e certificados principais.
Faça um resumo mostrando ao mundo quem você é profissionalmente, destaque experiências relevantes e sua contribuição para o sucesso dos projetos e as empresas onde atuou.
No resumo existe uma funcionalidade pouco explorada: você pode utilizar hyperlinks e anexar documentos.
Aproveite este recurso para inserir vídeos, seu portfólio, o currículo, cartas de recomendação ou fotos. Só não esqueça que tudo deve ser relevante à sua área de atuação e deve estar sempre atualizado.
- Qual o melhor idioma para o perfil? Português ou Inglês?
Sempre monte o seu perfil no seu idioma nativo, em nosso caso, português.
Após completar o seu perfil, o LinkedIn oferece a opção “criar perfil em outro idioma”. Ele vai espelhar todos os dados, com os títulos no idioma selecionado. Você terá apenas o trabalho de traduzir.
Como fazer:
Entre no seu perfil e no canto superior direito clique em “Adicionar perfil em outro idioma”.
Clique e… pronto!
Escolha entre mais de 20 idiomas, aqueles que você precisa.
O perfil é apresentado conforme a opção de linguagem escolhida pelo usuário.
Mas você precisa ter um perfil em outro idioma?
Eu costumo analisar de forma simples: para a vaga / função em que você atua ou para a sua rede de relacionamentos, existe a necessidade de um segundo ou terceiro idioma? Se a resposta for sim, é necessário o perfil em outros idiomas.
Opte pela necessidade real e apenas se o seu domínio do idioma for fluente ou avançado.
Não se esqueça de que como a busca acontece por palavras-chave, caso você use uma palavra em português e o recrutador busque em inglês, ou vice-versa, você não será localizado.
- Personalize a URL (endereço web) do seu perfil
Já se deparou com links compartilhados de perfil do LinkedIn cheias de letras e números? A sua é assim?
É bem difícil digitar tudo aquilo! E mais, o perfil não é considerado otimizado (Perfil Campeão) pelo algoritmo do LinkedIn, o que dificulta sua visibilidade de perfil.
Mas aqui vem a boa notícia!!!
O LinkedIn permite que você personalize a sua url.
Como fazer:
No seu perfil, acesse o painel de edição do perfil no canto superior direito e clique em
“Editar Perfil Público e URL”
Clique no lápis azul e edite a url do seu perfil para o seu nome e sobrenome ou nome e profissão.
Alguns Exemplos:
linkedin.com/in/seunome/
linkedin.com/in/profissãoeseunome/
- Interaja
Interagir é onde a maioria dos usuários falha.
Acabam criando um perfil que com o tempo fica esquecido na rede.
Para evitar esse erro, eu divido o item interagir em três pontos principais:
Aumentar a rede:
- Busque pessoas que você conheceu em empregos anteriores, cursos, encontros ou por interesses em comum.
- Participe de grupos que tenham interações dentro do tema que você definiu ser especialista.
- Apresente-se para as pessoas que te adicionam, enviando uma mensagem curta e cordial.
Compartilhar e ajudar:
- Peça e dê recomendações de pessoas que trabalharam ou que fizeram negócio com você utilizando um texto interessante e profissional. Peça recomendações também.
- Compartilhe artigos e notícias inerentes à sua área, contribuindo com a sua visão sobre o tema.
- Compartilhe vagas da sua região, área de atuação ou que possam ser de interesse da sua rede de contatos.
Tudo é valido para manter sua rede de contatos aquecida, desde que seja com o foco em ajudar e de forma ética.
Acrescentar:
É a sua hora de gerar conteúdo e mostrar domínio nos temas da sua área.
Os conteúdos podem ser:
- Posts curtos, de até 1300 caracteres. Preferencialmente comente assuntos atuais e de fácil leitura.
- Vídeos curtos, de até 10 minutos.
- Artigos – textos mais completos, com referências ou opiniões mais aprofundadas. Aqui é possível inserir links, imagens e vídeos, acrescentando outras fontes e ilustrações ao seu conteúdo (inclusive outros materiais produzidos por você).
Nos grupos e posts, participe ativamente acrescentando informações novas e relevantes ou abrindo novas discussões e reflexões que agreguem conhecimento.
Estas dicas vão ajudar você a ampliar a sua rede e aumentar a sua visibilidade, entretanto não se esqueça de 3 regrinhas básicas:
Cuidado com a ortografia – capriche no português, se possível peça para mais de uma pessoa revisar o seu perfil.
Seja honesto – não minta e não tente parecer ser quem você não. Também nunca ofereça algo que não possa cumprir ou com interesses “obscuros”. Trate as pessoas e os negócios com clareza e ética.
Cuide da sua imagem – as redes sociais devem refletir sua postura profissional no mundo real. Cuidado com discussões que ultrapassem o limite da cordialidade, brincadeiras ou temas impróprios para o ambiente profissional. Na dúvida, pense: você trataria o tema da mesma forma numa mesa de reunião?
Além da plataforma principal
Para dispositivos móveis, além da rede oficial, o LinkedIn possui mais 5 aplicativos:
- SlideShare;
- Groups;
- Sales Navigator;
- Job Search;
- Recruiter.
Cada qual com sua funcionalidade e objetivo, sendo que os 2 últimos são os mais importantes para quem deseja encontrar uma vaga.
Lembre-se de preencher o campo “interesses de carreira” , onde você informa quais regiões, cargos e interesses possui.
Agora é com você! Faça os ajustes no seu perfil, siga nossa página no LinkedIn e interaja com a gente por lá.
Me acompanhe também pelo LinkedIn:
Lilian Sanches – Perfil LinkedIn
E proteja-se dos oportunistas!
Leia este artigo onde eu falo Sobre Fraudes, Golpes e Oportunistas no LinkedIn – E dicas para se proteger!