Como correr atrás de nossos sonhos?

Grandes resultados requerem grandes ambições e tudo isso pode partir de um sonho.

E mesmo sonhando, nem sempre temos atitudes para que possamos concretizá-los. Existe o querer, mas ainda falta o verbo de ação “fazer”.

Porque mais difícil que correr atrás de um sonho, é primeiro descobrir qual é este sonho.

Fácil é saber que todos queremos ser felizes. Sim. Mas o que traz felicidade plena a cada um de nós? Para uns é cantar, para outros é cozinhar, para algumas é ser mãe, para outros é ser realizado profissionalmente, para outras é viajar o mundo e tanto mais.

Fato é que a vida se torna mais leve quando descobrimos, cedo ou tarde, para que viemos. Ninguém sabe ao certo o porquê, como e para que. Mas simplesmente chega um dia, em que descobrimos em nós mesmos, aquilo que nos satisfaz a alma.

A história de quem alcança seus sonhos e se torna conhecido por isso têm nos mostrado que na hora de correr atrás de um sonho, nada deve nos desanimar. E a pessoa que mais deve acreditar nesses desejos somos nós mesmos.

 

“Ninguém nasce sabendo como chegar lá, mas todos temos conhecimento de que ninguém irá percorrer este caminho em nosso lugar.”

 

Correr atrás de um sonho às vezes se torna mais do que um objetivo de vida. Torna-se a própria vida!

Postergamos coisas importantes e adiamos realizações reais em nome de fantasias que não estão relacionadas ao sonho maior. Quando tal coisa acontecer, poderei dar seguimento em todos os demais setores da minha vida. Quando eu tiver aquele emprego, poderei pensar na minha espiritualidade, família, saúde, etc. Quando eu conseguir aquele apartamento, tudo vai estar resolvido. Condicionamos nossas vidas a algum, ou alguns, acontecimentos, como se aquilo fosse o centro de um quebra-cabeça, cujas demais peças se encaixarão automaticamente depois que a peça central for colocada no lugar. E o sonho maior não vem… não chega… ou então já estamos vivenciando o sonho só que ainda não nos demos conta de aquilo é o que realmente queríamos, e não vivenciamos as pequenas conquistas com amor e sentimento de satisfação, realização e gratidão.

É muito fácil desejar o sucesso, é muito simples sonhar com a fama e as glórias da vitória, mas o triunfo é raro porque só conseguimos passar por grandes desafios quando nos apaixonamos pelo processo.

O que é Correr atrás do meu Sonho?

Sonhos são uma excelente forma de nos motivar, mas não podemos deixar que a realidade paralela de nossa imaginação se desvincule do mundo real. Precisamos aprender a lidar com o fato de que dor e frustração são parte da vida, e que devemos apreciar e valorizar o que possuímos hoje. É importante apaixonar-se pela realidade, pelo cotidiano, valorizar os desafios. E isso também está relacionado ao nosso trabalho, profissão e aos sonhos de uma carreira bem-sucedida.

Não há dúvida, que na medida em que crescemos, a responsabilidade aumenta e o tempo diminui.  Mais este cenário não pode servir de desculpa para as pessoas não serem bem-sucedidas em suas vidas. Isso significa lembrar que sucesso na carreira não significa abandonar sonhos, mais principalmente encontrar o equilíbrio em conciliar vida pessoal com vida profissional constantemente.

Quando temos uma carreira de sucesso, o reconhecimento é de dentro para fora e de fora para dentro. Fica transparente o conjunto de contribuições verdadeiras realizadas a partir dos valores, sonhos e atitudes individuais.

 

“A carreira existe para que uma cadeia de pessoas cresça ao mesmo tempo. É pensar o tempo todo em abrir mais e mais caminhos e oportunidades para as pessoas a sua volta realizarem seus sonhos a partir de seus talentos.”

 

Carreira de sucesso não é simplesmente dinheiro, status e poder. É se propor a fazer algo, entregar e passar para as pessoas o que você aprendeu. É compartilhar ao máximo experiências, os desafios encontrados e superados para a concretização daquele sonho.

Existe uma fórmula mágica para isso? Não. Talvez algumas dicas e caminhos.

Não adianta ser um filósofo, o importante é gerar resultado mantendo os valores próprios, enxergando as diferenças das pessoas e conciliando as pressões dos chefes e acionistas versus o desenvolvimento dos talentos individuais. Este é o desafio. Identificar, conhecer e respeitar as necessidades individuais de cada um.

Se olharmos as tendências de desenvolvimento no mercado, cada vez mais precisaremos estar preparados para integrar culturas diferentes, saber lidar com a geração y, aprender sobre sustentabilidade, construir relacionamentos de longo prazo e gerir pessoas a partir de seus sonhos.

Como? Talvez aprendendo a valorizar o presente, a controlar a ansiedade, a observar e ouvir mais, a ser persistente nas ações e a inspirar um número cada vez maior de pessoas a não desistir de seus sonhos. Esta é a tarefa que apoiará daqui para frente uma carreira de sucesso que nasce a partir de uma equipe de alta performance, de relações baseadas na confiança, e de saber alavancar o verdadeiro potencial do indivíduo.

Afinal, atrás de um cargo ou de uma carreira temos seres humanos cheios de sonhos aguardando espaço e oportunidade para poder colocá-los em prática. Desta forma estaremos trabalhando em prol não só do sucesso de uma carreira mais fundamentalmente da realização pessoal.

 

Leia mais...