Você sabe o que é LinkedIn e como utilizá-lo para fazer negócios?
Se você ainda acredita que o LinkedIn serve apenas para quem busca recolocação, saiba: você pode estar perdendo excelentes oportunidades profissionais e de negócios!
No decorrer desta leitura você saberá o que é necessário para ter credibilidade e fechar negócios usando o LinkedIn.
Uma das primeiras coisas que ensino nos meus processos de mentoria para coaches é como eles podem utilizar a rede para negócios.
Assim que eles dedicam atenção na correta utilização do LinkedIn conquistam rapidamente excelentes resultados e interações, incluindo fechamento de contrato com pessoas e empresas que não conheciam, em menos de 30 dias de uso!

E agora, você quer saber o que é LinkedIn e como utilizá-lo para fazer negócios?
Vamos em frente!
Esqueça a venda pela venda. O que funciona na rede é:
- Estabelecer novas conexões, ampliando sua rede de forma exponencial.
- Compartilhar sua expertise, ajudando as pessoas e construindo autoridade.
- Ter um perfil que seja seu portfólio, deixando claro quem você é e o que faz.
É sobre isso que abordarei. Então, pra começar, vamos deixar uma coisa bem clara:
Pra trabalhar de forma orgânica no LinkedIn (onde são seus conteúdos e interações que atraem novos clientes), esqueça o perfil empresarial. Ele até pode existir para solidificar a sua atuação. Mas será através do perfil pessoal que todo trabalho será realizado.
Pessoas conectam-se com pessoas.
E quanto mais você for conhecido e confiável, mas fácil será vender qualquer coisa.
Eu sou usuária do LinkedIn desde 2011 e somente no final de 2015 comecei a realmente utilizar a rede social de forma efetiva com três objetivos bem claros:
- Produzir e distribuir conteúdos que ajudem as pessoas a pensarem e planejarem a carreira;
- Consolidar minha marca pessoal, como especialista em minha área de atuação;
- Estabelecer novos contatos, parcerias e fomentar negócios.
Com um trabalho consistente e planejado, o LinkedIn passou a ser a minha principal rede social orgânica e hoje consigo mensurar ganhos em todos os objetivos ao qual me propus, como por exemplo:
- Visibilidade mensal do perfil acima de 10.000 visualizações, sendo mais de 300 ocorrências em buscas.
- Mais de 27 mil visualizações de um único artigo publicado.
- Em um único post, mais de 426 mil pessoas alcançadas, com mais de 400 comentários e 11 mil curtidas.
- Em uma semana, o canal do LinkedIn Brasil referenciou 2 vezes um artigo meu como sendo material de destaque na plataforma!
O que isso me trouxe de retorno? Clientes, parcerias, eventos cheios, entrevista pra televisão e muitos, muiiiitos amigos!
Pra você entender um pouco mais sobre o potencial do Linkedin
Em 2017 o LinkedIn alcançou a marca de 500 milhões de usuários, sendo que destes mais de 29 milhões estão no Brasil. Somos o terceiro maior mercado da rede social profissional, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Índia.
E você, sabe como se destacar no LinkedIn?
São muitas as oportunidades disponíveis no LinkedIn e para potencializar sua atuação na rede é necessário atuar em 3 pilares:
- Possuir um Perfil otimizado e completo, com informações organizadas e bem expostas.
- Interagir e construir relacionamentos: apoiar e ampliar a sua rede, contribuir com os demais profissionais e participar de grupos.
- Produzir conteúdos, compartilhar conhecimentos e ideias.
Porém, para colher bons resultados, é importante atuar com FOCO e ESTRATÉGIA,
baseado em como deseja se posicionar e quais os resultados quer obter.
Ao longo destes anos o LinkedIn passou por várias e consistentes transformações, incorporando ambientes de aprendizagem, editorial de artigos e possibilitando o compartilhamento de vídeos, entre outras mudanças.
Assim, a plataforma que já foi vista por muitos como local para busca e oferta de empregos passou a se tornar uma imensa oportunidade para apresentação de soluções, conteúdo, networking e exposição de marca profissional e empresarial.
Vamos falar mais sobre isso!
#1 – Transforme seu perfil em um Portfólio
Esqueça o famoso currículo.
Se você pretende fazer negócios usando o LinkedIn, deve transformar seu perfil num resumo atrativo, claro e diferenciado sobre QUAL SOLUÇÃO REAL VOCÊ ENTREGA e/ou QUAL O SEU VERDADEIRO DIFERENCIAL
A começar pelo título:
Ele deve falar sobre o que você faz e não sobre qual formação você possui.
Resumo que vende:
Mais uma vez, um bom resumo não é sobre você e sim sobre o que você pode fazer pela pessoa que está lendo. O foco deve estar em três pilares:
- o que você pode fazer (sua oferta);
- o que prova que você pode fazer isso (sua bagagem, experiência e realizações);
- o que te capacita pra isso (seus títulos e formações).
No resumo é possível inserir links e documentos – use e abuse destes recursos.
Histórico Congruente:
Não adianta ter um perfil lotado de formações, experiências, cursos… mantenha o que for congruente, que acrescente às oportunidades que você busca. Nem sempre são apenas os exatamente ligados à atuação, mas sim todos aqueles que tragam competências e habilidades relativas ao seu trabalho atual.
#2 – Estratégia – O que você busca no LinkedIn?
Antes de começar a adicionar todo mundo, antes de postar sobre mil assuntos e antes de compartilhar o que vê pela frente, defina a sua estratégia:
- Qual o seu objetivo na rede?
- Qual o seu público-alvo (com quem você irá se comunicar)?
- Sobre qual tema quer ser reconhecido?
- Como quer ser visto?
Lembre-se: o que menos funciona no primeiro momento é a venda pela venda. Cultive relacionamentos e conquiste seu posicionamento.
#3 – Conecte-se!
Devo ou não aceitar todos os pedidos de conexão? Se você quer ter visibilidade, eu defendo que SIM!
O algoritmo das redes sociais funciona de forma exponencial: quando uma pessoa da sua rede curte ou comenta em suas postagens, os amigos dela são notificados. Assim, quanto maior sua rede, mais pessoas – de 1º e 2º nível, verão seus conteúdos, trazendo maior visibilidade. A conexão de 1º nível pode não ter perfil para ser seu cliente, mas o amigo dela, sim.
Vale também buscar suas conexões por afinidades e ir expandindo sua rede de forma ativa.
Não adianta apenas expandir a rede, aceitar e incluir pessoas: fale com elas! Crie mensagens de boas-vindas.
ah!
Conexões de 1º nível = pessoas conectadas diretamente a você.
Conexões de 2º nível = conexões (amigos) de pessoas conectadas diretamente a você.
#4 – Contribua – e posicione-se como especialista!
Na minha opinião, a melhor estratégia para conquistar audiência, ganhar posicionamento e converter seguidores em clientes no LinkedIn é através do Marketing de Conteúdo.
As possibilidades dentro da plataforma são inúmeras e não param de surgir novidades:
- Posts curtos, de até 1300 caracteres, de leitura rápida, que permite o compartilhamento de notícias ou a exposição da sua opinião sobre algum tema ou acontecimento.
- Artigos mais extensos, onde além de escrever de forma mais aprofundada, é possível citar referências, ilustrar com apresentações, imagens e vídeos.
- Vídeos curtos, de até 10 minutos – sejam eles autorais, animações ou um conteúdo legal produzido por outros.
- Apresentações em power point ou pdf – sabe aquele material bacana que você fez para uma palestra ou reunião? Você pode compartilhar com sua rede.
No quesito conteúdo, alguns cuidados são fundamentais:
- Cuidado com plágio ou compartilhamento não autorizado. Muitos materiais possuem direitos autorais, principalmente imagens, vídeos, livros e músicas.
- Quando o material não for seu, cite o autor.
- Fique atento para não contribuir com as “fake news”. Apenas compartilhe ou comente sobre assuntos que você tenha certeza de serem reais.
- Tenha clareza sobre os temas em que deseja ser especialista e fale sobre eles. Melhor postar menos, porém com precisão e conhecimento.
Lembre-se: o LinkedIn é uma rede profissional. Cuidado com o conteúdo que você compartilhará!
Tudo é valido para manter sua rede de contatos aquecida, desde que seja com o foco em ajudar e de forma ética.
#5 – Acompanhe suas métricas e desempenho!
Como em qualquer negócio, acompanhar as métricas do seu perfil e traçar estratégias para melhorá-las sempre, ajudará você a direcionar e ampliar o seu resultado.
Estabeleça uma rotina de acompanhamento e quais dados precisa checar.
Estas dicas vão ajudar você a ampliar a sua rede e aumentar a sua visibilidade
Entretanto não se esqueça de 3 regrinhas básicas:
Cuidado com a ortografia – capriche no português, se possível peça para mais de uma pessoa revisar o seu perfil.
Seja honesto – não minta e não tente parecer ser quem você não. Também nunca ofereça algo que não possa cumprir ou com interesses “obscuros”. Trate as pessoas e os negócios com clareza e ética.
Cuide da sua imagem – as redes sociais devem refletir sua postura profissional no mundo real. Cuidado com discussões que ultrapassem o limite da cordialidade, brincadeiras ou temas impróprios para o ambiente profissional. Na dúvida, pense: você trataria o tema da mesma forma numa mesa de reunião?