Como as nossas escolhas profissionais influenciam em nossas realizações pessoais

 

Como as nossas escolhas profissionais influenciam em nossas realizações pessoais?

escolhas-profissionais

 

Simples: Para a maioria das pessoas, a forma de conseguirem suprir suas demandas, necessidades e sonhos é através do esforço profissional.

 

 

Posso querer uma casa bonita, mas terei dinheiro para pagar? Meu trabalho me permite morar num mesmo local e usufruir desta casa?

Quero ter uma família, filhos. E meu trabalho irá me permitir sustentá-los da forma como eu acho ideal, com conforto e acesso a um padrão de vida com qualidade? E conseguirei tempo pra equilibrar isso ou estarei trabalhando tanto para manter o nível de vida que não estarei presente?

 

escolhas-profissionais

 

E aqui entra uma questão negligenciada: o planejamento de carreira alinhado às expectativas de vida.

 

 

 

Por mais que o tema Planejamento de Carreira seja algo recorrente nos portais e publicações especializados em carreira e mercado de trabalho, muitos profissionais ainda não se deram contam de sua real importância.

 

Atualmente as organizações e o mercado de trabalho estão em constante mudança. No passado, o profissional deixava a gestão de sua carreira a cargo da empresa onde trabalhava.

Hoje isto não é mais possível. No mercado de trabalho atual, globalizado e competitivo, é um pré-requisito administrar a própria carreira.

 

Para fazer escolhas certas e construir uma carreira profissional de sucesso, é preciso ter uma visão global de tudo que está acontecendo, seja sobre sua área de atuação, mercado de trabalho, novas tendências que estão surgindo – ou desaparecendo.

 

escolhas-profissionais

 

O conceito de carreira engloba os conhecimentos específicos da área escolhida, os cursos, graduações, especializações, as rotinas de trabalho, as atividades extracurriculares, as experiências adquiridas, os projetos realizados, os desafios enfrentados, ou seja, toda a vivência profissional.

 

 

O planejamento de carreira é a mais importante ferramenta para alinhar o caminho que o profissional deseja seguir, orientando e direcionando as estratégicas de desenvolvimento.

 

Planejar a carreira significa saber onde se está hoje, onde se deseja chegar e o que deve ser feito para que se atinjam os objetivos esperados.

 

É necessário traçar um plano, onde entrarão metas, objetivos e escolhas, que darão o rumo de sua história profissional.

 

Preparei um material gratuito – Trilhas de Carreira –  que irá lhe ajudar a planejar e acompanhar a sua carreira.

 

 

E quais os principais passos de um planejamento de carreira para impulsionar o crescimento de sua vida profissional?

 

Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é determinante para escrever sua história, com todas as experiências enriquecedoras, metas atingidas, projetos concretizados e vitórias alcançadas.

O autoconhecimento é o caminho para obter clareza sobre suas reais convicções e motivações, identificar, melhorar e potencializar suas habilidades e competências.

Essa compreensão também se aplica à definição da carreira e o trajeto a ser trilhado, no qual esteja alinhado com seus valores e propósitos, pois sua carreira é parte fundamental na construção de sua vida.

 

Saber onde quer chegar

O profissional deve ter em mente aonde quer chegar. E mais que isso, deve entrar em ação. Alguns aguardam por uma situação ideal, uma oportunidade, o que pode nunca aparecer. Os profissionais bem-sucedidos são aqueles que, além de se prepararem, criam as próprias oportunidades.

 

Estabelecer metas

Após a clareza do que se quer, será mais fácil definir as metas necessárias, bem como, a razão e os motivos que sustentam cada uma delas. Como você quer estar daqui a 1, 3 ou 5 anos, e o que precisa desenvolver, conhecer, aprender para chegar lá?

 

Criar estratégias

Após organizar as ideias, o próximo passo é definir o que é necessário para conquistar a vida profissional dos sonhos. É o momento de sair do campo de idealização e definir os objetivos desejados.

 

Como você pretende chegar ao seu objetivo? É importante colocar as estratégias no papel, pois facilita a visualização de tudo o que se deve fazer, mas é tão importante também sair do campo das ideias e entrar em ação Crescer demanda esforço, dedicação, escolha de prioridades.

 

Pode doer um pouco, mas é preciso sair da zona de conforto e enfrentar o desconhecido.

 

E nem sempre tudo acontece conforme planejado. É essencial elaborar um planejamento de carreira, mas é preciso ter flexibilidade, resiliência e determinação para mudar algo no meio do caminho.

 

Por fim, respeite quem você é, não perca sua autenticidade e seus valores pelo caminho.

 

Vamos planejar a carreira? Baixe agora o material gratuito – Trilhas de Carreira –  4 aulas em vídeo + ferramenta em PDF.

 

 

 

Este foi o tema abordado em nosso Momento Carreira #05 

O projeto Momento Carreira é um espaço onde transmitimos ao vivo pelo Facebook toda semana dicas e tendências sobre carreira, mercado de trabalho e como você pode ajustar comportamentos para ter maior eficiência, melhorar os resultados e com isso ter mais tempo e qualidade de vida.

Quer assistir ao vídeo do Momento Carreira #05 que foi ao ar em 19/09 ao vivo? Acesse nossa página no Facebook e assista:  www.facebook.com.br/intentusconsult

 

Espero que estas reflexões tenham feito sentido e ajudado. Semana que vem tem mais.

 

 

Já viu nossos cursos? Veja aqui os cursos abertos. 

 

 

Continue conectado...

Compartilhe!