Avaliação de Desempenho e Matriz 9Box – O que é, e como usar?

Você sabe o que é e como usar a Matriz 9Box? Sabe como essa ferramenta pode te ajudar no processo de Avaliação de Desempenho da sua empresa?

Um dos processos mais importantes para uma empresa é a Avaliação de Desempenho de seus colaboradores.

A avaliação de desempenho tem por objetivo analisar a performance dos colaboradores com base em indicadores pré-definidos. Com isso, será possível entender em quais pontos a empresa pode melhorar e também contribuir para o crescimento profissional dos indivíduos, criando seus programas internos de treinamento e desenvolvimento.

Mas, até hoje, muitas empresas ainda não utilizam essa ferramenta, que é  fundamental para diversas ações de Gestão de Pessoas. Os motivos são inúmeros: falta de conhecimento das ferramentas, inexperiência na implantação, resistência das lideranças, falta de maturidade das equipes, orçamento limitado, etc.

A grande verdade é que hoje temos muita informação disponível sobre este assunto na internet, inclusive de forma gratuita, então não tem mais desculpa para não implantar esse processo imediatamente. Monte o seu projeto e apresente aí na sua empresa, mostrando todos os benefícios que a empresa pode ter com a implantação de uma rotina de avaliação de desempenho. 

Para te ajudar, preparamos um material completo sobre o tema:

 

Baixe gratuitamente agora mesmo nosso Super Kit Avaliação: Clique aqui

 

São muitos os métodos de avaliação disponíveis. Se isso é algo novo na sua empresa, comece com algo mais simples e vá aprimorando com o tempo e a maturidade dos profissionais envolvidos. Alguns exemplos de métodos mais utilizados:

 

  • AUTOAVALIAÇÃO

O próprio colaborador avalia seu desempenho e pontos de necessidade de desenvolvimento, e depois analisa sua avaliação junto com seu gestor. É um modelo utilizado em equipes acostumadas a gerenciar seus próprios resultados.

 

  • AVALIAÇÃO 180º

Este é o modelo mais tradicional. Nele, o gestor avalia cada colaborador individualmente. É um excelente método para iniciar a avaliação nas empresas que ainda não tem nenhum método implantado.

 

  • AVALIAÇÃO 360º

Este método é muito utilizado em grandes empresas, onde já existe uma cultura de avaliação de desempenho consolidada e madura. Neste modelo todos os colaboradores são avaliados por si mesmo, seu gestor, seus liderados e seus pares.

 

  • 9BOX

Este é um método de avaliação muito importante para empresas que buscam se tornar estratégicas na gestão de pessoas. Vamos conhecer um pouco melhor:

 

9BOX OU MATRIZ NINE BOX

 

Este é um modelo que se popularizou muito nos últimos anos, por ser acessível, de baixo custo e fácil aplicação.

Neste método, o colaborador é avaliado com foco no cruzamento de informações sobre seu desempenho e seu potencial. Quanto ao desempenho, ele é avaliado de acordo com o cumprimento dos seus objetivos. Já no potencial, são avaliadas suas competências para se desenvolver na empresa ou função.

Através da matriz, é possível identificar de forma visual quais colaboradores possuem potencial para assumirem mais responsabilidades ou novas funções e quais precisam ser desenvolvidos, realocados ou até mesmo demitidos.

 

 

 

 

Gostou deste modelo? A matriz 9Box pode ser utilizada através de softwares ou até mesmo criada por você em uma planilha. O importante é ter a garantia que os dados estão conforme a figura acima e que os critérios de avaliação ficaram claros para todos os envolvidos: gestores, funcionários, RH.

 

Lembre-se que primeiro terão que ser avaliados o potencial e o desempenho de seus colaboradores, para depois enquadrá-los na matriz e fazer as análises.

 

 

Concluindo, a avaliação de desempenho é fundamental para diversos processos de RH, entre eles a montagem do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), decisões estratégicas sobre promoções de colaboradores, plano de sucessão e até mesmo (mas não obrigatoriamente) ser utilizada como critério para aumentos salariais e premiações, dentro da política de remuneração.

Para entender como implantar e tirar o máximo proveito dessa poderosa ferramenta, preparamos uma formação online completa sobre Avaliação de Desempenho e Performance, no qual mostramos todos os passos para você se tornar um especialista e ter uma atuação estratégica no RH da sua organização. 

 

A formação conta com um módulo especial sobre Potencial , ensinando como usar a Matriz 9Box, confira: Clique aqui