Qual o primeiro passo para criar uma Startup?

Muitos clientes que estão fazendo transição de carreira ou jovens prestes a se formar tem um sonho:

Criar uma startup!

A primeira coisa que precisamos deixar claro:

Não é qualquer empresa ou negócio digital que realmente é uma startup.

Estes dias eu li, não lembro onde, uma comparação que achei bastante realista: a startup de hoje é a banda de garagem dos anos 80. Todo mundo tinha uma banda, todo mundo sonhava em ficar rico e famoso. Poucos seguiram em frente e realmente vivem disso. A maioria, sobreviveu apenas enquanto os pais pagavam as contas.

 

A melhor definição de startup que achei veio do Amure Pinho, presidente da ABStartups:

“Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza”.

Independente da sua convicção ou ideia para seguir em frente com um negócio, o que eu sempre recomendo: prepare-se o máximo que puder (mas não espere estar 100% pronto para começar).

Uma boa novidade para quem está começando a olhar para este mercado:

A USP, através do Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU), lançou um curso gratuito pela plataforma Coursera.

O curso gratuito e online traz vários tópicos que envolvem a criação e a manutenção de um negócio, combinando aulas teóricas e práticas e com a participação de fundadores de startups.

 

Em 12 semanas, com conteúdos distribuídos entre vídeos e leituras, os temas abordados serão: Comportamento empreendedor, Imersão no mercado, Modelo de Negócios, Obsessão pelo Usuário, Validação e Produto Mínimo Viável (MVP), Apresentação, marketing digital, Escalando o seu Produto, Cultura e Operações, Ecossistemas, Financiamento e Adquirindo Experiência.

 

Uma parte importante do curso é o método de avaliação. A cada aula uma atividade precisa ser entregue, relacionada ao tema trabalhado, e essas tarefas são analisadas pelos outros participantes. Assim, cada aluno interage e avalia três trabalhos.

 

Informações aqui

 

Também preparamos novidades:

Aqui no site, preparamos uma área com dicas para quem precisa acelerar o negócio online.

As maiores dúvidas de quem está começando ou deseja impulsionar seu negócio online, são sempre sobre as melhores ferramentas.

Todos queremos produtividade, simplicidade e zero dor de cabeça.

Compartilhamos as ferramentas que utilizamos e cursos que nos ajudaram a dominar técnicas complexas de forma simples e prática.

 

Clique aqui e saiba mais  

 

 

Continue conectado...

Compartilhe!