Como sair da zona de conforto e ser feliz

 

 

Ninguém cresce sem desafios. Não se acostume com o que não te faz feliz ou com o que não te serve mais, tanto em âmbito profissional quanto pessoal. Para te ajudar escrevi este artigo e mais 5 dicas para você ficar fora da zona de conforto.

 

Você pode pegar as grandes histórias de sucesso. A maioria estará recheada de situações onde alguém foi desafiado a se mexer, sair da zona de conforto, passar aperto. E então vem o ápice. Nunca o contrário.

 

Romper padrões muitas vezes é necessário para poder ver o mundo através de outra perspectiva.

 

Ciclos que se abrem e se fecham a todo o momento, acontecem para nos testar e nos mostrar que possamos nos adaptar a cada nova situação, e com isso aprender, crescer e evoluir.

 

A vida não teria graça se tudo fosse tão igual e se as circunstâncias fossem sempre as mesmas. Ela nos desafia a cada instante a sair da nossa zona de conforto e ir em busca do que realmente nos completa e que dá sentido a nossa existência.

zona-de-conforto

 

O importante é o aprendizado, a lição que tiramos de cada experiência.

É como diz aquela frase: “se a vida te der limões, faça uma limonada”.

 

 

 

Ou seja, as adversidades sempre existirão, mas cabe a cada um escolher a forma de lidar com elas.

 

Cada novo ciclo é uma oportunidade para fazer a diferença e progredir. Há um mundo de infinitas possibilidades bem diante de nossos olhos, é preciso somente coragem para dar o primeiro passo.

 

O professor e filósofo Mário Sergio Cortella diz que “a satisfação paralisa, adormece e entorpece”, deixa a pessoa em estado de conforto. E para “combater” esse estado de inanição, deve-se ter/ haver uma “insatisfação positiva” para seguir em frente e avançar na vida, no conhecimento.

 

A insatisfação positiva consiste em uma inquietação ou vontade de querer sempre se aperfeiçoar.

 

É aquele sentimento de algo, mesmo estando bom ou não, pode ser aprimorado ou transformado. Ela ocorre quando a pessoa se observa, se conhece, percebe as suas falhas e trabalha para obter seu próprio aperfeiçoamento.

 

Ao contrário, aquele que se sente plenamente satisfeito acredita que não há mais nada a ser melhorado. Acaba, portanto, se acomodando e caindo na armadinha da estagnação. É armadilha, pois não existe um estágio de desenvolvimento pleno, completo ou ultimado. Somos todos seres humanos e por isso, imperfeitos. Logo, sempre passíveis de melhorias.

 

É importante sempre fazer o seguinte questionamento: “O que eu preciso mudar para evoluir?”.

 

E, a resposta é simples: É preciso tirar os planos do papel. Sair da zona de conforto.

zona-de-conforto

 

Libertar-se do que não faz bem. Criar e nutrir relacionamentos positivos. Conhecer novas culturas. Adotar novos hábitos. Mudar o tempero da comida. Conhecer-se melhor. Ser mais tolerante, mais paciente e menos orgulhoso, preconceituoso. Amar e respeitar o próximo. Ter mais fé. Entender o sentido da vida e viver por um propósito.

 

 

 

E você está na zona de conforto?

Existem alguns sinais que ajudam a identificar que a sua zona de conforto pode estar atrapalhando:

  • Autocrítica exagerada;
  • Estresse excessivo;
  • Falta de motivação;
  • Ansiedade;
  • Desculpas constantes;
  • Preguiça e/ou medo;
  • Soberba;
  • Visão míope ou distorcida da realidade;
  • Estar em um negócio/profissão estagnado ou em declínio.

 

A zona de conforto é um estado tão familiar que muitas vezes não percebemos que estamos inertes.

 

Manter-se neste estado pode parecer muito apropriado, mas em longo prazo sua carreira inteira estará prejudicada: em vez de prosperar, você se manterá no mesmo patamar ou até regredirá profissionalmente.

O conforto, nesse caso, é seu pior inimigo.

5 dicas para sair da zona de conforto

 

Para que você esteja sempre focado em seguir em frente e colher melhores frutos do seu trabalho, reunimos algumas dicas que vão lhe ajudar a sair da tradicional zona de conforto:

Motive-se

Estar motivado por algum sonho ou um grande projeto de vida é a maior inspiração para o trabalho. Saber que há uma recompensa esperando à frente ajuda a focar nos objetivos e na realização de cada tarefa no dia a dia.

Recicle seus conhecimentos

Estar em constante aprendizado é fundamental para todo profissional que deseja crescer e ser bem sucedido.

Só o fato de absorver informações e técnicas novas já o tornará uma pessoa melhor. Quando aplicar esses conhecimentos no seu trabalho, verá que os resultados serão cada vez melhores.

Desafie-se

Fuja das repetições de padrões que não desenvolvem novas capacidades e apenas mantém sua vida sem surpresas. Coloque-se em situações desafiadoras diariamente. Tome cada novo desafio como uma oportunidade de aprimorar suas qualidades.

Pense positivo

Você deve realizar seu trabalho pensando no melhor que pode extrair dele. Não foque sua mente em negatividades.

Avalie-se

Ao menos uma vez por ano, feche para balanço. Faça uma análise sobre sua própria vida em todos os aspectos que gostaria de ter mudado. Está ganhando mais dinheiro? Está fechando mais negócios? Entregou melhores resultados? Superou expectativas? Aprendeu coisas novas? Expandiu pontos fortes? De acordo com as respostas, crie novas metas e coloque-as em ação.

 

 

Encarar os desafios e os medos não é fácil, mas, com algumas atitudes, é possível ser desbravador e crescer.

 

Para concluir, se você nunca sai da sua zona de conforto, está sabotando as suas chances de sucesso e de uma vida mais feliz. Não tenha medo de experimentar coisas novas em nenhum aspecto da sua vida.

Você vai descobrir que tem muito mais capacidade e coragem do que pensava.

A sua trajetória depende de você.

 

 

Texto de Loraine Faria, trainner da Intentus, que saiu da zona de conforto e permitiu que eu publicasse o seu primeiro artigo.

Continue conectado...

Compartilhe!