Como Mudar Os Acontecimentos Quando Tudo Está Dando Errado

Muitas vezes, por mais que trabalhamos, ralamos, nos dedicamos, algumas coisas insistem em dar errado. Parece conspiração do Universo, nuvem negra, período tenebroso, mal olhado, praga, ziquezira….rs… É tanta dedicação, tanto empenho, mas o resultado que é bom…só frustra e desanima!!!

E daí você se pergunta: O que eu fiz para merecer isso?

Primeiro, mude as suas perguntas e a sua postura para buscar soluções e não culpados. O melhor nessa hora é questionar:

– O que fazer de diferente?

– Como não se abater, se manter positivo?

Tem algumas reflexões e atitudes que ajudam neste processo, trouxe 4 sacadas preciosas:

Faça uma pausa.

Pare, respire, olhe de fora, analise o que está dando errado. Se ficamos no meio do problema não conseguimos ter uma visão clara e assertiva sobre o que realmente está acontecendo, aonde estão as falhas. E só esta pequena reflexão já pode ajudar muito.

Analise os erros e acertos.

Faça listas. O que deu certo, o que deu errado. No papel, nada de fazer análise só na sua cabeça. E faça em dias e horários diferentes, vá incluindo novos acontecimentos. Se a situação está tão tenebrosa ou você está com dificuldades em achar o que de fato aconteceu, converse com pessoas próximas, filtre as informações que chegarem..e as ponha no papel. Apenas pare para analisar quando tiver um grande número de itens para confrontar.

Se questione criticamente.

Mas uma crítica positiva. Com a lista de erros e acertos na mão, tenha uma visão crítica: o que era minha responsabilidade e que eu talvez não agi conforme deveria, não dei a devida atenção? O que eu deixei sob responsabilidade de outras pessoas ou do acaso, e que eu poderia ter assumido a responsabilidade?

Mude.

Ok, as coisas estão dando errado, e você faz o que? Continua fazendo tudo igual? Quando você analisa erros e acertos, fica muito mais fácil mudar a rota, desviar dos obstáculos. Faça as mudanças que forem necessárias para ajustar a sua vida, colocando ela na direção que você deseja. Assuma a direção do seu barco ao invés de deixá-lo navegando a esmo em mares turbulentos.

Se a vida ficar mais difícil, trate de ficar mais forte.

É fácil colocarmos a culpa ou a responsabilidade pelos nossos atos nos outros, no ambiente externo, em providências divinas. Mas é muito mais prazeroso e digno assumirmos que podemos mudar o que quisermos. Se realmente quisermos, porque dá trabalho. Você está a fim de assumir o controle sobre a sua vida?

Continue conectado...

Compartilhe!