Afinal, o que é esse tal de Coaching?

Muito se houve falar de COACHING, tem profissionais de tudo quanto é área e experiência se apresentando como Coaching..e daí gera um monte de dúvidas: O que realmente faz um coach?, isso serve pra que?, eu preciso?, e até a que mais ouço: agora todo mundo pode ser coach?…rs… Foi pensando nestas perguntas que ouço no meu dia a dia que resolvi escrever este artigo, explicando de forma bem simples. Leia, tire suas dúvidas. Mas se ainda ficar alguma, me escreva!

O que é Coaching?

O Coaching é uma assessoria pessoal e profissional que tem como foco potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida. É uma parceria entre o coach (profissional) e o cliente que busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida.

Durante o processo, as motivações, ambições, prioridades e valores pessoais vão ficando claros, assim como os medos e as inseguranças que podem limitar o cliente a alcançar seus objetivos (ou até mesmo que te impedem de sonhar)! Porém, esta clareza eleva seu nível de consciência sobre suas ações e comportamentos, gerando a evolução necessária e desejada!

Eu preciso de Coaching?

Todo mundo precisa fazer COACHING? NÃO! Mas se você quer aumentar sua performance, melhorar sua qualidade e padrão de vida, traçar metas e objetivos pessoais e profissionais, e tudo isso com acompanhamento de um profissional especializado em mudanças comportamentais..SIM, VOCÊ PRECISA DO COACHING.

Além de trabalhar a parte comportamental, alinhar suas expectativas de crescimento e desenvolvimento com suas ambições e valores, o Coaching também irá ajudá-lo a se conhecer melhor e com isso vencer barreiras e limitações, tais como o medo, a ansiedade, a procrastinação e os demais bloqueios que você mesmo se impõe! O COACH irá lhe apoiar nas tomadas de decisão e a ter novas perspectivas sobre sua vida!

coach-e-terapia

Coaching é igual Terapia?

O Coaching não é uma terapia, apesar de muita gente confundir os dois, assim como o profissional de Coaching também não precisa ser formado em Psicologia.
O Coach é um profissional capacitado para te ajudar a se conhecer profundamente, descobrir e traçar seus objetivos e metas, transpor bloqueios, superar travas e medos e obter sucesso em uma ou mais áreas da sua vida, sempre de forma objetiva, assertiva e com foco nos acontecimentos futuros. O Coach não atua em transtornos psicológicos e também não é um assistente pessoal que resolverá tudo para você! A responsabilidade pelas mudanças é sempre do cliente!

Como escolher um profissional de Coaching?

Para se exercer a profissão de Coaching não é necessário certificação, porém existem excelentes e renomadas instituições que credenciam Coaches no Brasil e no Mundo.

E por quê eu preciso checar se o Coach é formado e por qual instituição? Porque quanto melhor a qualificação, os conhecimentos e experiências do profissional que você escolher, melhor será a atuação deste, e assim, melhores serão os seus resultados!
Você contrataria um médico que se formou apenas lendo livros, que nunca esteve frente a frente com um paciente para fazer uma cirurgia em você?
E você contrataria um Coach de Carreira que nunca trabalhou em grandes empresas e que não conhece de fato esta realidade? Ou contrataria um Coach de Vida que nunca teve grandes conquistas em sua própria vida, ou até mesmo, que sua vida pessoal é desorganizada?

É isso, para contratar um Coach primeiro certifique-se sobre sua formação, suas experiências, seu modo de trabalho. Depois converse com o profissional escolhido para checar se existe empatia, entrosamento..será fundamental esta conexão entre vocês durante o processo de Coaching!

Como funciona na prática o Coaching?

O processo de coaching trabalha para aumentar o potencial humano, acelerando as ideias, reforçando as motivações e ambições e aumentando o seu comprometimento com as metas e resultados. Como? Através de várias técnicas somadas, utilizadas pelo profissional na sessão através do diálogo Coach x Coachee, com muitas provocações e reflexões. Também são utilizadas várias ferramentas, como atividades, leituras, testes e avaliações, de acordo com a evolução do trabalho realizado. As atividades não são padronizadas e nem obrigatórias, mas complementam muito o trabalho realizado na sessão, fazendo com que as reflexões sejam utilizadas no dia a dia do Coachee…e por isso mesmo os resultados são imediatos e mensuráveis.
Também não existe tempo certo para o processo, mas normalmente estipulamos um mínimo de sessões para conseguirmos o andamento e a autonomia na execução. E é exatamente este um dos pontos positivos do Coaching…além de ser um trabalho de desenvolvimento de curta duração, você continua o processo sozinho, quando terminam as sessões. OU seja, seu desenvolvimento não cessa quando você não tem mais o Coach do seu lado, provocando as mudanças. Você se torna capaz de continuar o processo e evoluir sempre!

As sessões normalmente são realizadas uma vez por semana, com duração média de uma hora, e podem ser realizadas presencialmente ou por skype.

Então Coaching resolve qualquer problema?

Não, o Coaching não resolve qualquer problema. Inclusive você nem precisa ter um problema de fato para procurar um Coach. Basta que você queira ser melhor em algo.

Eu preciso de Coaching?

O profissional de Coaching deverá ter uma conversa inicial com o possível cliente para checar qual a situação atual e qual o objetivo a ser conquistado. Todo o esforço é realizado pelo cliente, o Coachee. Logo, se o cliente estiver com algum problema psicológico poderá ser recomendado o tratamento psicológico em primeiro lugar ou que este seja realizado junto com as sessões. O processo de Coaching ajuda a identificar estes tipos de situações, mas não resolve ou substitui tratamento psicológicos ou psiquiátricos, até porque um cliente com quadro disfuncional sem acompanhamento adequado terá maior dificuldade para conseguir aumentar seu potencial e vencer as barreiras impostas por si próprio.

Você também pode ouvir casos de pessoas que fizeram um processo de coaching e que não tiveram mudanças ou resultados. O que eu te digo? Você conhece pessoas que vão na academia e que não emagrecem? Então, o mesmo acontece no Coaching. De nada adianta o trabalho do profissional se a pessoa não seguir à risca todas orientações passadas, não fizer as atividades propostas ou desistir no meio do processo. Também existem casos de pessoas que fizeram o processo com profissionais de Coaching não tão bem qualificados ou preparados. Leve muito a sério a escolha do seu Coach…

preciso-de-coach

 

Compartilhe!